top of page

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS 

 

Quinta-feira – 19 de stembro de 2019

19h  –   Simpósios Temáticos

ST 01 – Pensando a revolução na atualidade: experiências históricas
Coord. Prof. Me. Aulo Plácio Gontijo Neiva

 

A proposta desse ST é discutir as experiências revolucionárias na Idade Contemporânea, desde a Revolução Francesa até as revoluções socialistas e outras (ou tentativas) do século XX, analisando suas motivações, as condições objetivas e subjetivas, abordando suas conquistas, assim como seus fracassos. Pretende-se a partir disso, de maneira plural, pensar o mundo atual em face das ideias e práticas que nortearam e norteiam uma práxis que se pretende revolucionária, e também as reflexões que se opuseram à revolução. Para isso, as contribuições teóricas que tratam da revolução, marxistas ou não, defensoras da revolução ou não, devem ser abordadas, não numa perspectiva militante, mas como reflexão teórica e historiográfica, e à luz da teoria política. Pretende-se também uma abertura para novas e amplas reflexões que rediscutem o conceito e o significado de revolução, tratando de temáticas como da revolução verde, educacional, tecnológica, mídias atuais e outras. Enfim, o ST é bastante amplo com objetivo de contribuir para pensar a modernidade/contemporaneidade ou pós-modernidade e os desafios colocados, teórica e praticamente, para a História.

ST 02 – Entre o caráter revolucionário e seus movimentos: as lutas sociais contemporâneas
Prof. Dr. Valtuir Moreira da Silva

Prof. Me. Lucas Pires Ribeiro

 

Ao analisar os processos revolucionários ao longo do século XX podemos identificar a participação intensa de movimentos sociais, campo e cidade, acontecendo. Nesse processo de construção coletiva e participação dos movimentos sociais, a proposta do ST é ofertar oportunidade para que possamos abrir o diálogo dentre as muitas experiências nas movimentações revolucionárias, bem como, entender como se processam a construção coletiva da participação popular ou de grupos que foram inviabilizados na luta ou após a consolidação de tais processos. Sendo assim,, podem fazer parte do ST acadêmicos e pesquisadores que estejam discutindo a participação dos camponeses, dos operários, sindicalistas, indígenas e outros movimentos que vivenciaram as lutas sociais nas movimentações revolucionárias produzidas ao longo de nossa contemporaneidade. Assim, o conceito de revolução aqui proposto não enseja somente aquele social e historicamente definido, entendendo que há várias mobilizações existentes que possuem um caráter revolucionário e que podem ser objeto de debate nesse espaço de discussão e produção do conhecimento.

ST 03 – A revolução da e na educaçao: novas metas para a formação de professores
Profa. Ma. Nalva dos Santos Camargos Silva

Prof. Me. Claudio Tavares Pinheiro

Profa. Ma. Damiana Antonia Coelho

Este simpósio temático objetiva promover discussões acerca da educação, pensando esta na perspectiva de processos revolucionários. Para tanto, propomos problematizar como as revoluções têm se dado na prática educativa, sobretudo em relação à formação de professores. Nesse viés, a proposta é receber diálogos que estejam voltados a pensar em transformações na educação e para a educação, ampliando desse modo debates referentes a temática. Na esteira das discussões e alicerçados teoricamente nas discussões de Linhares (2011), Soares (1996), Gatti (2011) entre outros, cujos diálogos subsidiam o pensar a educação a partir das revoluções. Pretendemos trocar experiências com pesquisadores de diversas áreas da educação. Entendemos que os desafios nos mais variados âmbitos educacionais são cada vez mais presentes, tanto no contexto de uma melhor qualidade do processo de ensino aprendizagem, quanto no que se refere à adoção de políticas públicas para uma formação docente, com ênfase na afirmação da identidade e valorização dos profissionais de educação.

bottom of page